Discussão:Cantiga das Águas: mudanças entre as edições

De Sexta Poética
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Super legal!!)
 
(comentário)
 
Linha 2: Linha 2:


Pra quem é de Brasília, como eu, e conhece a história desse lago, é emocionante vê-lo personagem de um poema que tem o ritmo de suas marolinhas... [[usuário:Nevinho|Nevinho]] <sup>[[usuário discussão:Nevinho|Mande-me uma mensagem]]</sup> 21h07min de 15 de Setembro de 2009 (UTC)
Pra quem é de Brasília, como eu, e conhece a história desse lago, é emocionante vê-lo personagem de um poema que tem o ritmo de suas marolinhas... [[usuário:Nevinho|Nevinho]] <sup>[[usuário discussão:Nevinho|Mande-me uma mensagem]]</sup> 21h07min de 15 de Setembro de 2009 (UTC)
:Essa é a história do Lago Paranoá, texto extraído do Relatório de [http://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Cruls Luiz Cruls] ''Planalto Central do Brasil'', de 1892:
:"Entre dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes de Gama e Paranoá, existe uma imensa planície em parte sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa: outrora era um lago... o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou por abrir nesse ponto uma brecha funda de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas... (antiga cachoeira do Paranoá)... é fácil compreender que fechando essa brecha com uma obra de arte de 500 a 600 metros, com elevação de 20 a 25 metros, forçosamente a água tornará ao lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 kilômetros e largura de 16 a 18"
:[[usuário:Nevinho|Nevinho]] <sup>[[usuário discussão:Nevinho|Mande-me uma mensagem]]</sup> 03h42min de 16 de Setembro de 2009 (UTC)

Edição atual tal como às 00h42min de 16 de setembro de 2009

Super legal!!

Pra quem é de Brasília, como eu, e conhece a história desse lago, é emocionante vê-lo personagem de um poema que tem o ritmo de suas marolinhas... Nevinho Mande-me uma mensagem 21h07min de 15 de Setembro de 2009 (UTC)

Essa é a história do Lago Paranoá, texto extraído do Relatório de Luiz Cruls Planalto Central do Brasil, de 1892:
"Entre dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes de Gama e Paranoá, existe uma imensa planície em parte sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa: outrora era um lago... o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou por abrir nesse ponto uma brecha funda de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas... (antiga cachoeira do Paranoá)... é fácil compreender que fechando essa brecha com uma obra de arte de 500 a 600 metros, com elevação de 20 a 25 metros, forçosamente a água tornará ao lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 kilômetros e largura de 16 a 18"
Nevinho Mande-me uma mensagem 03h42min de 16 de Setembro de 2009 (UTC)