Escrever e publicar

De Sexta Poética
(Redirecionado de Ler e publicar)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Escrever faz bem ao chacareiro, ajuda a desembaralhar seus pensamentos. Mas publicar completa um ciclo. Acontece que mal completado esse job, abre-se um vazio que pede recheio — surge então a necessidade de ter algo pra publicar. O estado de graça em que o chacareiro descansa, aos poucos vai se esvaindo e a única solução que lhe sobra é escrever outra vez e recomeçar o ciclo. Eis uma radiografia do comichão da escrita. Às vezes, na faina de administrar o remédio, ele comete equívocos.

Numa crônica passada, o chacareiro confessou que seus passatempos preferidos eram escrever crônicas e jogar gamão, ganhava e perdia no jogo — assim ia navegando nesse mar. Agora precisa reparar o equívoco de usar metáfora estranha ao ecossistema em que nasceu e sempre viveu. Tirante pequenos períodos de férias, sempre esteve distante do mar, a pelo menos mil e duzentos quilômetros de distância por estradas nem sempre convidativas. Melhor seria escrever que navegava nesse lago, ou seguia na correnteza rio abaixo. São acidentes geográficos mais próximos da sua origem goiana, planaltinense. Lago só pode ser o Paranoá que antes de existir foi descrito de maneira exata em 1893 pelo botânico Dr. A. Glaziou, integrante da Missão Cruls. 1893 é um excelente escore no gamão.

Por lembrar a pontuação no gamão, chegamos a 1962, ano tumultuado — não pra mim, que só ocupado ficava em andar de velocípede pelas calçadas de cimento quase ainda fresco da 410 Sul. Tumultuado no Rio de Janeiro, que já não era oficialmente a capital do País mas ainda pulsava como tal. Vários amigos meus chegaram em Brasília nessa época, muitos vieram de avião. Eu também dizia ter vindo de avião para Brasília. Só mais tarde percebi o despropósito de falar isso, tendo vindo de Planaltina, a 42 km da rodoviária. Inocência de criança. Partida vai, partida vem, e minha pontuação sobe e desce. Cheguei a 2053 e achei que era uma boa meta planejar viver até lá. Estarei com 95 anos, a idade que meu pai faleceu.

Surpreendente mesmo foi eu subir a aposta e em vez de jogar valendo 10 golds, arriscar jogar valendo 50. Se o adversário dobra aposta, vai para 100 golds e o jogo então fica tenso.. Mas eu tive sorte e quando dei por mim já estava com 2230 pontos! A surpresa maior no entanto veio agora. Pensar no calendário é muito irreal, então pesquisei na Wikipédia essa numeração e, eia, é a designação do asteróide 2230 Yunnam, descoberto em 29 de outubro de 1978 no Observatório Astronômico Purple Montain, localizado na província chinesa Jiangsu. Se escrever ajuda a desembaralhar os pensamentos do chacareiro, jogar gamão o conduz a viagens estratosféricas.