Ajuda:Editando

De Sexta Poética
Ir para navegação Ir para pesquisar

Editar é a função básica da Wiki. Por se tratar de um ambiente colaborativo, você só estará usufruindo as potencialidades do ambiente se realizar essa operação.

600px-Wikibrasil.png

O básico de como editar

Ao clicar em editar no topo de uma página, você se deparará com o box de edição. Nessa tela é exibido o texto e o código de formatação da página; faça quaisquer alterações que acredite melhorá-la. Acima do box de edição, você vê uma fileira de botões que desempenha funções específicas para facilitar o processo de edição. Experimente cada um para descobrir para que servem.

Após ter terminado, escreva uma breve sumário de suas alterações no campo sumário. Ele pode ser bastante descritivo ou bastante genérico, como achar melhor; por exemplo, outros editores entenderão que ou com a palavra "typo" ou com a expressão "erro de digitação" você fez uma pequena correção em algum engano usual de digitação. Sumários de edição bem precisos são considerados como uma regra de etiqueta, e mantê-los em branco geralmente atrai a atenção de outros editores para verificar se o que foi feito é uma edição vândala. Evite dar esse trabalho.

Caso tenha feito uma alteração insignificante, você poderá marcar a sua edição como menor ao clicar na caixa de seleção da opção marcar como edição menor, perto da caixa de sumário de edição. Esse recurso está disponível apenas a usuários registrados. É possível escolher por não exibir as edições menores na página de mudanças recentes. Note que marcar uma edição que obviamente não poderia ser considerada como uma menor costuma ser considerado como um mau comportamento. Se você acidentalmente tiver marcado uma edição maior como se fosse menor, faça uma edição em seguida com alguma alteração trivial (como alterar algum espaço) e escreva no sumário algo como "a anterior não foi uma edição menor".

Um recurso extremamente interessante de ser usado antes de salvar uma página é o do botão de Mostrar previsão. Ele exibirá para você a página para você exatamente como se tivesse sido salva, por isso mesmo, é uma boa forma de verificar se tudo o que foi feito está da forma esperada. O botão Mostrar alterações te mostrará um comparativo entre a versão atual da página e as modificações que você pretende fazer.

Quando tiver terminado, clique em Salvar página para gravar as suas edições. A nova versão estará disponível imediatamente em seguida disso.

Wiki markup

O software do Wikisource usa uma sintaxe especial chamada de Wikitext ou Wiki markup para fazer praticamente de tudo nas páginas. A Wiki markup é desenvolvida de forma especial, para que seja facilmente utilizada.

Formatação básica

Um texto pode ser enfatizado ao involvê-lo com apóstrofes

  • ''texto em itálico'' (duas apóstrofes.)
  • '''texto em negrito''' (três apóstrofes.)
  • '''''texto em itálico e em negrito''''' (cinco apóstrofes.)

Cabeçalhos

Cabeçalhos (no estilo do "Cabeçalhos" logo acima) são usados para dividir uma página em seções.

  • = Primeiro nível = (Nunca deve ser usado, é equivalente ao título de página exibido no topo.)
  • == Segundo nível == (O nível de cabeçalho mais comum, equivalente ao "Wiki markup" de mais acima. É a seção do texto)
  • === Terceiro nível === (Uma subseção.)
  • ==== Quarto nível ==== (Uma subseção de subseção.)
  • ===== Quinto nível ===== (Subseção de subseção de subseção. Evite utilizar a todo custo.)

Links

Você pode inserir ligações facilmente, tanto para uma página da Sexta Poética, quanto para alguma outra localizada na Internet.

  • ligação interna: [[título da página]]
    Liga para uma página na Sexta Poética cujo título aparece cercado por um par de colchetes. Você pode também criar uma ligação para outra página usando um texto diferente de seu título: [[título da página|texto apresentado]].
    Exemplo: [[Página principal|veja o poema da semana]] produz veja o poema da semana
  • ligação externa: [http://exemplo.org]
    Liga para uma página na Internet ao cercar seu endereço com um colchete de cada lado. Fazendo isso, surgirá um número entre colchetes lingando para o endereço, como [1]. Você pode também criar uma ligação sobre um texto qualquer adicionando-o em seguida da URL, separados por um espaço: [http://exemplo.org texto apresentado].

Identação

Você pode identar texto acrescentando uma sequência de : ao início da linha.

Por exemplo,

Texto sem identação
:Primeiro nível de identação
::Segundo nível de identação
:De volta ao primeiro nível de identação
:::Terceiro nível de identação

Gera:

Texto sem identação

Primeiro nível de identação
Segundo nível de identação
De volta ao primeiro nível de identação
Terceiro nível de identação

Listagens

Listas, como as que são exibidas em listagens de trabalhos de um autor, podem ser feitas de forma bem ingênua. Basta colocar um asterisco no começo de cada linha.

Por exemplo,

* Item A
* Item B
* Item C

Gera:

  • Item A
  • Item B
  • Item C

E substituindo os * por #, temos uma lista ordenada:

  1. Item A
  2. Item B
  3. Item C

Você também pode compôr listas com vários níveis e tipos e usar identação, combinando múltiplos marcadores : * #.

Por exemplo,

* Item A no primeiro nível
*# Item B numerado em segundo nível
*# Item C numerado em segundo nível
*#: Item D identado sobre o nível anterior
** Item E no segundo nível

Gera:

  • Item A no primeiro nível
    1. Item B numerado em segundo nível
    2. Item C numerado em segundo nível
      Item D identado sobre o nível anterior
    • Item E no segundo nível

Tebela de cores

Para utilizar diversas cores consulte a seguinte tabela.

Categorias

  • As categoria wiki funcionam como uma espécie de index, organizando as páginas e facilitando a busca por livros, textos e autores.
No começo parece complicado, mas quando entendemos fica fácil. A categorização é como contruir uma árvore com hierarquia. A página "fibra" pertenceria à Categoria:Folha, que pertenceria à Categoria:Ramo, que pertenceria à Categoria:Galho, que pertenceria à Categoria:Tronco que pertenceria à Categoria:Arvore.
    • Assim, se você vai escrever um texto, que pertence a um capítulo escreva no final [[Categoria:Nome do capítulo]]. Na página Categoria:Nome do capítulo, escreva [[Categoria:Nome do livro]] e na Categoria:Nome do livro escreva [[Categoria:Seu nome ou pseudônimo]]. No caso de um texto avulso, um poema novo ou ainda não vinculado a outros por uma instância comum pré-definida, você pode escrever diretamente Categoria:Seu nome ou pseudônimo
Afinal a fibra é da árvore tanto quanto o galho ou tronco são.
    • A categoria que você digitar aparecerá no rodapé da página!

Pré-visualizando e salvando

Depois que compuser sua página, pressiona Mostrar Previsão (Show preview) e, caso satisfeito, pressione Salvar página (Save page).