Pontuação ELO

De Sexta Poética
Ir para navegação Ir para pesquisar

O chacareiro deixou de lado a pontuação de golds (ou moedas, ou bufunfa) que inspirava suas viagens no tempo — e talvez querendo mais estabilidade, agora se inspira na sua pontuação Elo. A pontuação Elo é um sistema de classificação dos participantes em vários “jogos de soma zero” (na Teoria dos Jogos, são diisputas entre dois lados, onde um necessariamente ganha e o outro consequentemente perde), como xadrez, futebol, beisebol, tênis de mesa, etc. E no gamão também é utilizada. Atualmente, a sua pontuação Elo é 1605,65, é o vigésimo segundo milésimo, octingentésimo nonagésimo terceiro colocado entre todos os jogadores do mundo. Finalmente sente-se parte de uma aldeia global. O nome desse sistema de classificação vem do seu criador, o húngaro Élő Árpád Imre, mais um que emigrou para os Estados Unidos, e na América se tornou o professor de física Arpad Emmerich Elo, na Marquette University, em Milwaukee. O professor Elo era um mestre do Xadrez, ganhou oito vezes o Wisconsin State Championship e foi o décimo primeiro nomeado para o World Chess Hall of Fame. Insatisfeito com as imprecisões do sistema anterior ele criou seu próprio sistema de classificação, que foi prontamente adotado em 1960 pela Federação dos Estados Unidos de Xadrez e em 1970 pela Federação Mundial. O sistema leva em conta vários parâmetros e varia menos do que a quantidade de pontos ganhos ou perdidos, é portanto mais estável.

Depois de muito jogar, ganhar e perder, o chacareiro subiu na classificação para décimo nono milésimo, quadrigentésimo octogésimo primeiro lugar no pool mundial de jogadores de gamão. Um dos melhores aprendizados que ele fez no curso de técnico em Agropecuária, foi perceber a importância da regra de três na vida prática. Resolve quase tudo. Por exemplo, ele passou da pontuação Elo 1605,65 para 1617,93, ou seja, fazendo aquela relação com as datas que ele tanto adora e usando a útil regra de três, passou do dia 24 de julho de 1605 para o dia 5 de dezembro do ano 1617. Explica-se a precisão das datas: 1605 com 65 décimos. 65 está para 100 assim como x está para 365. Pronto, 65 décimos cai no ducentésimo trigésimo sétimo dia do ano, ou 24 de julho de 1605. Da mesma forma, 93 décimos cai no tricentésimo trigésimo nono, 5 de dezembro de 1617. Um salto para a década seguinte. Se o chacareiro persistisse na quantidade de golds, a variação seria de dois ou três séculos. Na pontuação Elo, pulou do ano em que — não está registrado dia ou mês, mas sim uma nau portuguesa naufragou na baía de Angra, na ilha Terceira, nos Açores… para o ano em que foi fundada a charmosa São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

No dia 29 de março de 2022, uma terça-feira, cheguou ao décimo sexto milésimo, noningentésimo octogésimo segundo lugar no pool, com pontuação Elo 1631 e, coincidentemente próximos, 1637 golds. O sistema computacional ajusta o ranking de jogadores periodicamente, às vezes durante um dia mais de uma vez. Na quarta-feira amanheceu no décimo quarto milésimo, centésimo quadragésimo lugar no pool, com 1650,14 pontos Elo. Como seria de esperar a quantidade de moedas coletadas aumentou muito mais, está em 1918. O amigo Luiz Fernando, o Lóis do Bloco D, com sua SRC (Síndrome do Repasse Compulsivo) postou no grupo da turma da SQS 104/304 uma interessante mensagem sobre o filme “Perfume de mulher”. Al Pacino faz o papel de um cego que chama a dama para dançar e ela responde que não, meu noivo vai chegar em alguns minutos. Ele então solta essa pérola: “mas em alguns minutos se vive a vida”. É verdade, bordão conhecido da Rádio CBN já diz: “Em alguns minutos tudo muda”. Os jogadores de gamão sabem muito bem disso.

Aprendeu no curso de Teleradiodifusão que fez na UnB essa do bordão e outras técnicas de comunicação.

Na própria quarta-feira à tarde o chacareiro se viu em décimo terceiro milésimo, quingentésimo quinquagésimo primeiro lugar no ranking e conseguiu recuperar a quantidade de golds comprada quando começou a jogar, 2000 golds. Está com 2032 golds e 1656 pontos Elo. Na quinta-feira chegou ao décimo primeiro milésimo, octingentésimo trigésimo quinto. O texto está sofrível, mas aprende-se os números ordinais. E o chacareiro que passou a vida pensando que números naturais, um, dois, três… eram ordinais e estes que agora repete cardinais. Demorou para associar os números ordinais com a numeração que cria uma ordem, uma classificação. Lacunas da aprendizagem .

Enviou outra … chamar de crônica é forçar a barra, o chacareiro enviou outro texto utilizando o gamão como mote, “sempre o gamão” e um amigo “das antiga” respondeu que sim, leu tudo, “foi um bocado enfadonho, mas até consegui ler”. Por falsa modéstia, ao enviar o texto ressalvou que o amigo, por ter sido professor de matemática, provavelmente conseguiria ler. Surtiu efeito. A resposta veio com aquela franqueza rascante que o chacareiro mencionou num poema a sua filha.

Amor de filhos

Custo a aceitar como natural
essa maneira rude
que a filha jovem trata seu velho pai.
No momento seguinte
vem um pedido inesperado
com uma doçura comovente,
uma pergunta inocente sobre um assunto qualquer.
É a maneira sutil de lembrar ao pai
já calejado com os solavancos do caminho
que é próprio do carinho filial
essa franqueza rascante.
Por isso, lembra sempre:
amor de filha é assim,
trata de se conformar com ele
e agradecer aos céus por tê-lo.

Que não se entenda o chacareiro a chamar o amigo professor de matemática de rude, por favor, mas sim ressalte-se o amor filial que os liga — também agradece aos céus — a bons 45 anos.